BEM VINDOS AO PARQUE DA BOCA DA BARRA

PARQUE ESTADUAL DA COSTA DO SOL ANITA MUREB

Você está em uma área de proteção ambiental que abriga espécies endêmicas de fauna e flora em manchas remanescentes de Mata Atlântica, que no passado ocupava todo o litoral brasileiro.

Possui afloramentos rochosos de valor científico inestimável, contendo um exemplo raro de preservação do patrimônio natural de extrema importância para o Brasil e considerado um museu geológico a céu aberto.

O local é também de grande importância para avifauna, sendo ponto de parada para algumas espécies migratórias em áreas de manguezais e alagados protegidos, além de possuir sítios arqueológicos (sambaquis), e de proteção à vida Silvestre (ZPVS).

Horários de visitação: 8h às 17h todos os dias

Trecho 2: BOCA DA BARRA

Trilha TransCaboFrio

O trecho 2 conecta o Caminho Verde/Ogiva aos diversos atrativos do Parque da Boca da Barra.

As distâncias são calculadas a partir do Totem Trilhas que fica localizado antes dos quiosques que estão de frente para a Ilha do Japonês.

ENTENDA A SINALIZAÇÃO DA TRILHA

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

-Para mais informações sobre o PECS  acesse o link: http://parquesestaduais.inea.rj.gov.br/pecs.php

– Listagem dos condutores credenciados do Parque Estadual da Costa do Sol Anita Mureb

Esta trilha é parte integrante da Trilha Oiapoque ao Chuí

Trilha Volta ao Rio

Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso

APA DO PAU BRASIL

Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (UNESCO)

RECONHECIMENTOS:

– Centro de Diversidade Vegetal de Cabo Frio (CDVCF)

– Projeto Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro https://www.geoparquecostoeselagunas.com/cabo-frio/

DICAS DE SEGURANÇA

Ao percorrer as trilhas esteja ciente de que a prática de atividades recreativas em áreas naturais oferecem riscos, tais como quedas, mordeduras de animais e acidentes diversos.

1.EVITE ANDAR SOZINHO E DEIXE SEMPRE ALGUÉM AVISADO DO ROTEIRO E DO HORÁRIO PREVISTO PARA RETORNO.

2.CAMINHE SOMENTE PELAS TRILHAS, ATALHOS SÃO PERIGOSOS E DEGRADAM O AMBIENTE.

3.NÃO PERCORRA AS TRILHAS DURANTE OU LOGO APÓS A CHUVA. ALÉM DE PROVOCAR EROSÃO, O RISCO DE ACIDENTES É MAIOR.

4.MANTENHA-SE AFASTADO DE PEDRAS E COSTÕES. VOCÊ PODE ESCORREGAR OU SER DERRUBADO PELAS ONDAS.

5.NÃO TIRE “SELFIES” EM LUGARES PERIGOSOS! UMA “SELFIE” PODE TE CUSTAR UMA VIDA.

6.AS TRILHAS SÃO HABITATS DE DIVERSOS ANIMAIS, PEÇONHENTOS OU NÃO. FIQUE ATENTO AOS LOCAIS ONDE PISA E APOIA AS MÃOS E CASO ENCONTRE ALGUM, MANTENHA A DISTÂNCIA.

7.INFORME AS AUTORIDADES EM CASO DE ACIDENTE. TENHA SEMPRE UM CELULAR CARREGADO QUANDO FOR CAMINHAR EM ÁREAS NATURAIS.

Telefones de emergência

CORPO DE BOMBEIROS: 193 / (22) 2647-0193
POLÍCIA MILITAR: 190
GUARDA MARÍTIMA: (22) 3199-9863
DEFESA CIVIL: 199 / (22) 2647 – 0199
PRONTO SOCORRO: 192
GUARDA MUNICIPAL: 153
CAPITANIA DOS PORTOS: (22) 2645-5056
CTA (Resgate de animais marinhos): 0800 0262828
PARQUE ESTADUAL DA COSTA DO SOL: (22) 2647-3466
PROCON: (22) 2645-4799
CENTRAL DE ATENDIMENTO À MULHER: 180
DISQUE DIREITOS HUMANOS: 100
ALÔ TURISTA: (22) 99830-3084

Atrativos:

Ilha do Japonês

A Ilha do Japonês é um paraíso ecológico com águas calmas e rasas, ideal para relaxar. A Ilha já existe desde do séc. XVII e XVIII, conforme consta em vários mapas, e foi engordada devido ao assoreamento do canal. O nome foi dado desde os anos 20 quando a família do japonês Ysaburô Yamagata fixou moradia até ser revendida em 1936. A família Yamagata era uma família de empresários que possuíam salinas em São Pedro da Aldeia e ganharam esta ilha como parte das terras que adquiriram das salinas.

TRILHA FAROL DA LAJINHA

O Farol da Lajinha, inaugurado pela Marinha do Brasil em 1913, tem a função de sinalizar a entrada de Cabo Frio na Boca da Barra, às embarcações, possui alcance de até 9 milhas náuticas (14 km) de visibilidade.

O nome é relacionado a sua localização, sobre uma laje de pedra natural. Do alto do Farolete se tem uma visão privilegiada das Ilhas de Cabo Frio, e de toda a extensão da Praia do Forte, onde pode ser observado uma diversificada avifauna e animais marinhos em rota de migração.

TRILHA PRAIA BRAVA

A Praia Brava, com natureza selvagem, águas claras e agitadas, possui 400 metros de extensão e é cercada por escarpas de 20 metros de altura. Frequentada por surfistas, sendo o fundo de pedra perfeito para a prática do surfe. No lado direito, uma área é reservada para a prática do nudismo.

TRILHA CAVERNA DOS ESCRAVOS

A Caverna dos Escravos é uma relíquia de Cabo Frio. A Caverna, com pouco mais de 50 metros de extensão e três metros de altura, é cercada por lendas. Uma das mais conhecidas é a de que foi aberta no tempo do Império para ser usada como depósito de munição. Depois virou local de esconderijo de pessoas escravizadas. Outra lenda conta que a caverna foi aberta para prospecção mineral.

TRILHA PONTA DO CHAPÉU

Baixe o APP TRILHA TRANSCABOFRIO

Caso tenha outras dúvidas ou queira mais informações, entre em contato através do WhatsApp no Fale Conosco 22 -99830.3084

Esperamos por vocês!

Cabo Frio é um grande centro turístico com vasta rede de hotéis e pousadas para turistas nacionais e estrangeiros aproveitarem suas belezas naturais. As praias são famosas pela areia branca e fina. O clima tropical, onde o sol brilha forte o ano inteiro e quase não chove, estimula fortemente o turismo na cidade.