TRILHA DO MORRO DO VIGIA

Trecho 04: Trilha TransCaboFrio
Parque Estadual da Costa do Sol Anita Mureb

O Morro do Vigia oferece uma belíssima vista panorâmica de toda a extensão da Praia do Peró e da Praia das Conchas, sendo ligado ao continente por uma faixa de areia que separa naturalmente estas duas praias. 

Conhecido em documentos antigos como Morro do Vigia dos Ingleses, serviu mesmo como ponto de vigia, local utilizado pelos corsários ingleses para vigiar o horizonte marinho a fim de se antecipar a chegada dos navios portugueses.

O nome também está associado à pesca artesanal praticada com canoas e redes, na qual o vigia da pesca fica no alto do morro vigiando o cardume e orientando os pescadores no mar quanto ao lançamento da rede, a direção do cardume e espécies.

22°52’1.57”S/ 41°58’47.00”0

Extensão: 860 m

Tipo: Circular

Tempo estimado: 1h

Dificuldade técnica: Moderado

Trilha circular com desníveis em pedra, terreno acidentado e áreas de penhasco. Apresenta exposição alta ao sol. Passa pelo Mirante das Conchas II, que possui uma linda vista da Praia das Conchas; pelo Buraco do Sargo, uma prainha encravada no costão rochoso, pelo Pesquerinho, prainha utilizada por pescadores artesanais, e ótima parada para banho de mar; e pelo Mirante do Peró, que oferece uma vista panorâmica incrível de toda a extensão da Praia do Peró.

Mantenha-se afastado de pedras e costões. Você pode escorregar ou ser derrubado pelas ondas, principalmente em dias com muito vento e mar alto. Recomendamos atenção redobrada com as crianças e trilhar apenas o caminho sinalizado.

VOCÊ É RESPONSÁVEL PELA SUA SEGURANÇA!

LOCALIZAÇÃO DA TRILHA

1. ACESSO PRAIA DO PERÓ: Av. Dos Pescadores, s/nº – Peró – Cabo Frio – RJ

No canto direito do calçadão da Praia do Peró, seguir pela praia à direita. O Morro do Vigia está a 5 minutos de caminhada.

2. ACESSO PRAIA DAS CONCHAS: Estacionamento Particular
Rua Cação, nº 477
Ogiva / Peró – Cabo Frio, RJ

– Estacione na seção do estacionamento que fica em frente à Praia das Conchas. Na Praia das Conchas, seguir pela praia à esquerda. O Morro do Vigia está a 5 minutos de caminhada.

Cabo Frio é um grande centro turístico com vasta rede de hotéis e pousadas para turistas nacionais e estrangeiros aproveitarem suas belezas naturais. As praias são famosas pela areia branca e fina. O clima tropical, onde o sol brilha forte o ano inteiro e quase não chove, estimula fortemente o turismo na cidade.