TRILHA Farol da lajinha

Trecho 02: Trilha TransCaboFrio
Parque da Boca da Barra
Parque Estadual da Costa do Sol Anita Mureb

O Farol da Lajinha é na verdade um farolete e foi inaugurado pela Marinha do Brasil em 1913, tem a função de sinalizar a entrada de Cabo Frio na Boca da Barra, às embarcações, com capacidade de alcance de até 9 milhas náuticas (14 km) de visibilidade. O nome é relacionado a sua localização, sobre uma laje de pedra natural. É o ponto mais alto do Parque da Boca da Barra, com altitude de 42m.

Do alto do Farolete se tem uma visão privilegiada das Ilhas de Cabo Frio, e de toda a extensão da Praia do Forte, onde pode ser observado uma diversificada avifauna e animais marinhos em rota de migração.

Antiga Casa do Faroleiro (atualmente em ruínas)
Editado por Achilles Pagalídis

Antes de chegar ao Farol, a trilha à direita, observamos as ruínas da Casa do Faroleiro,  que cuidava do farol e realizava troca de 6 em 6 meses. Há uma descida por esta trilha que ao final pode trazer dificuldade para algumas pessoas com mobilidade reduzida. Por esta trilha é possível continuar pela orla da enseada da praia no interior da Boca da Barra.

Trajeto:

Percurso curto com trechos de altimetria elevada, terreno acidentado com subida íngreme e exposição moderada a riscos. Mantenha-se afastado dos costões e penhascos. Apresenta alta exposição ao sol durante todo o percurso.

Ponto de partida: Totem que fica antes dos quiosques que estão à frente da Ilha do Japonês. O totem possui um QR code com informações sobre o Parque e seus atrativos.

A trilha é um atrativo do trecho 2 da Trilha TransCaboFrio e está sinalizada por setas de cor azul. O percurso passa por áreas de manguezais, flora e fauna nativas com ocorrência de espécies endêmicas como o cacto cabeça-branca (Pilosocereus ulei) e o formigueiro-do-litoral (Formicivora littoralis), pelo Canal do Itajuru, e sequências de camadas rochosas raras que registram uma história de mais de dois bilhões de anos sobre o continente sul-americano e sua correlação com a África Ocidental. 

No caminho, um dos atrativos é o Mirante do Papagaio (indicado pela cor verde). Desde o Mirante pode-se contemplar a Praia Brava, as Ilhas de Cabo Frio, Arraial do Cabo, toda a extensão da Praia do Forte, a Ilha do Japonês, e os principais atrativos turísticos do município de Cabo Frio, indicados por um QR code instalado no local.

No retorno a dica é uma parada para banho na Prainha da Boca da Barra, banhada pelas águas do Canal do Itajuru, que conecta a Lagoa de Araruama ao mar.

O Farol da Lajinha foi recentemente restaurado pela Marinha do Brasil. Respeite o Patrimônio Cultural local e denuncie atos de vandalismo. Ligue 153 (Guarda Marítima e Ambiental)!

Localização da trilha:

PARQUE DA BOCA DA BARRA

ENTRADA 1: Pedestres

Rua dos Espadartes, s/nº (entrada à esquerda na beira do Canal do Itajuru)

Ogiva / Caminho Verde – Cabo Frio, RJ

– O acesso ao início da trilha pode ser feito por meio de travessia em barco-táxi desde o bairro da Passagem e/ou pela linha de ônibus urbana: 329 – Peró (via Caminho Verde). Lembre-se de confirmar com o barqueiro o horário do último barco-táxi para regressar.

– O caminho da entrada do Parque até o totem que marca o início das trilhas é plano e possui 800m de extensão.

 ENTRADA 2: Estacionamento Particular

Rua Cação, 477

Ogiva / Peró – Cabo Frio, RJ

– Estacione na seção do estacionamento que fica próxima ao Parque da Boca da Barra e Ilha do Japonês.

Cabo Frio é um grande centro turístico com vasta rede de hotéis e pousadas para turistas nacionais e estrangeiros aproveitarem suas belezas naturais. As praias são famosas pela areia branca e fina. O clima tropical, onde o sol brilha forte o ano inteiro e quase não chove, estimula fortemente o turismo na cidade.