TRILHA CAVERNA DOS ESCRAVOS

Trecho 02: Trilha TransCaboFrio
Parque da Boca da Barra
Parque Estadual da Costa do Sol Anita Mureb

A Caverna dos Escravos é uma relíquia de Cabo Frio. Com cerca de 30 metros de extensão e três metros de altura, é cercada por lendas. Uma das mais conhecidas é a de que foi aberta no tempo do Império para ser usada como depósito de munição. Depois virou local de esconderijo de pessoas escravizadas. Outra lenda conta que a caverna foi aberta para prospecção mineral.

Há relatos de encontros com serpentes na Caverna, por este motivo, sugere-se que antes de entrar, o visitante confira bem o chão para evitar acidentes. 

Na Caverna, há presença de morcegos que são frugívoros e não apresentam riscos aos humanos. Pedimos que os mesmos não sejam perturbados, os morcegos têm sentidos aguçados e o barulho dentro da caverna incomoda os animais, por isso, ao adentrar, não faça muito barulho e não posicione a lanterna ou flashes de câmeras e celulares para o teto da Caverna, caso os morcegos voem, apenas abaixe a cabeça e continue.

Trajeto:

O percurso é plano com desníveis, passa por área de salina desativada, e depois por um caminho de mata fechada com exposição moderada ao sol. Apresenta exposição moderada a riscos. Em este trecho mantenha a atenção para animais peçonhentos.

Ponto de partida: Totem que fica antes dos quiosques que estão à frente da Ilha do Japonês. O totem possui um QR code com informações sobre o Parque e seus atrativos.

A trilha da Caverna dos Escravos é um atrativo do trecho 2 da Trilha TransCaboFrio e está sinalizada por setas da cor laranja.

FIQUE ATENTO! Recomendamos levar lanterna e repelente, e como medida de prevenção: a utilização de máscaras faciais dentro da Caverna

Localização da trilha:

PARQUE DA BOCA DA BARRA

 ENTRADA 1: Pedestres

Rua dos Espadartes, s/nº (entrada à esquerda na beira do Canal do Itajuru)

Ogiva / Caminho Verde – Cabo Frio, RJ

– O acesso ao início da trilha pode ser feito por meio de travessia em barco-táxi desde o bairro da Passagem e/ou pela linha de ônibus urbana: 329 – Peró (via Caminho Verde). Lembre-se de confirmar com o barqueiro o horário do último barco-táxi para regressar. 

– O caminho da entrada do Parque até o totem que marca o início das trilhas é plano e possui 800m de extensão.

 ENTRADA 2: Estacionamento Particular

Rua Cação, 477

Ogiva / Peró – Cabo Frio, RJ

– Estacione na seção do estacionamento que fica próxima ao Parque da Boca da Barra e Ilha do Japonês.

Cabo Frio é um grande centro turístico com vasta rede de hotéis e pousadas para turistas nacionais e estrangeiros aproveitarem suas belezas naturais. As praias são famosas pela areia branca e fina. O clima tropical, onde o sol brilha forte o ano inteiro e quase não chove, estimula fortemente o turismo na cidade.