TRILHA TRANSCABOFRIO

A trilha de longo curso TransCaboFrio percorre em sua grande parte as praias do município de Cabo Frio com áreas preservadas de restinga, dunas, lagoas e costão rochoso, além de passar por importantes monumentos culturais tombados pelo IPHAN como o Forte São Matheus (estilizado na pegada da logomarca) e a Fazenda Campos Novos.

É parte integrante da Trilha Oiapoque ao Chuí, da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, que conecta todo o país de norte a sul por meio de suas Unidades de Conservação do Brasil com pegadas amarelas e pretas.

A TransCaboFrio é planejada para ser desenvolvida em 7 (sete) trechos, conforme indicado no mapa abaixo:

As trilhas de longo curso são grandes corredores ecológicos que ampliam a conectividade entre áreas preservadas, garantindo a manutenção da vida selvagem e melhoria de indicadores ecológicos.

A sinalização dos 54 km é realizada em etapas. Já foram implementados: 

– Trecho 2:  Boca da Barra

– Trecho 4: Morro do Vigia 

Sinalização

A trilha de longo curso TRANSCABOFRIO é sinalizada com pegadas amarelas e pretas, seguindo o modelo adotado pelo Sistema Brasileiro de Trilhas curso TRANSCABOFRIO é sinalizada com pegadas amarelas e pretas, seguindo o modelo adotado pelo Sistema Brasileiro de Trilhas

IDENTIDADE VISUAL DA MARCA TRANSCABOFRIO

A marca da Trilha TransCaboFrio possui elementos importantes que expressam aspectos culturais e naturais da cidade. Na parte superior da pegada, a guarita do Forte São Matheus representa o principal monumento cultural do município. Já no solado, o mar representa o atrativo natural, visto que grande parte da trilha margeará as praias cabo-frienses.

Atrativos destacados na marca:

- Forte São Matheus

O Forte São Matheus é um dos mais belos e representativos cartões postais da cidade. Localizado em uma pequena ilha rochosa na extremidade nordeste da Praia do Forte, é uma construção histórica portuguesa do século XVII. Foi erguido com o objetivo de defender a costa das embarcações francesas, inglesas e holandesas que vinham em busca de especiarias e da extração do pau-brasil, na época abundante na região. Além da defesa, seus canhões também eram utilizados para sinalizar o número de navios que cruzavam a região em direção ao Rio de Janeiro. O forte São Matheus é tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

- Mar

A região costeira de Cabo Frio foi avaliada como de “Extrema Importância Biológica” pelo MMA de 2002 (Macro diagnóstico da Zona Costeira e Marinha do Brasil). É o grau máximo de conservação da biodiversidade no Brasil, por possuir condições especiais e únicas na costa brasileira, em razão da ocorrência da Ressurgência. O fenômeno da Ressurgência na região de Cabo Frio e Arraial do Cabo é único na costa do Brasil. Ele acontece na região por causa da morfologia da costa, e dos ventos predominantes de nordeste e leste. Isso acarreta a subida de águas frias, ricas em nutrientes, e que enriquecem a base da cadeia alimentar marinha.

A origem do nome Cabo Frio nasceu do contraste: região fria em zona quente. Notavam os navegantes, ao passarem neste ponto da costa, mudança brusca de temperaturas.

Nós integramos a trilha Oiapoque x Barra do Chuí

Trilha volta do Rio

Rede Brasileira de Trilhas

Pegadas Amarelas e Pretas conectando as Unidades de Conservação do Brasil

Cabo Frio é um grande centro turístico com vasta rede de hotéis e pousadas para turistas nacionais e estrangeiros aproveitarem suas belezas naturais. As praias são famosas pela areia branca e fina. O clima tropical, onde o sol brilha forte o ano inteiro e quase não chove, estimula fortemente o turismo na cidade.