Mirante das Conchas

1.PRAIA DAS CONCHAS

A perfeita praia das Conchas possui 600 metros de extensão em formato de concha. A praia faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol Anita Mureb e possui algumas trilhas em seus arredores, com grande potencial para a observação de aves, com espécies como o formigueiro-do-litoral e tiê-sangue, entre outras aves nativas de restinga e marinhas.

2. ILHAS DE CABO FRIO

1.Ilha do Papagaio

2.Ilha Dois Irmãos

3.Ilha Redonda

4.Ilha Comprida

5.Ilha dos Capões

6.Ilha dos Pargos

7.Ilha do Breu

3. GEOLOGIA

As Ilhas costeiras de Cabo Frio guardam, além da beleza natural, testemunho de uma longa e espetacular história geológica. Esta história se confunde com a história do homem num presente muito próximo, quando estas ilhas serviam de abrigo para os antigos habitantes e formaram a primeira visão de “terra à vista” dos navegadores europeus que chegavam ao Brasil.

Todas as ilhas estão incluídas na APA do Pau Brasil e Parque Estadual da Costa do Sol, sendo reconhecidas como importante território de preservação da fauna, flora e elementos geológicos de Cabo Frio. A pesquisa científica em andamento nas ilhas revela dados impressionantes sobre sua evolução geológica que permitem correlacioná-las com o continente africano.

Sua formação iniciou há 2 bilhões de anos, com a construção do embasamento de rochas mais antigas da região. Num determinado momento do tempo geológico, por volta de 700 milhões de anos atrás, estas rochas tornaram-se uma região costeira onde foram depositados sedimentos marinhos (areias, argilas e corais primitivos) e ocorreram derrames vulcânicos (conjunto de rochas que os geólogos chamam de Sucessão Búzios).

Há 520 milhões de anos, este oceano foi fechado por uma colisão de massas continentais. Uma massa continental única foi formada e apelidada de Gondwana. O grande choque aqueceu as rochas pré-existentes gerando fusão e deformação e consolidou uma grande cadeia montanhosa similar ao Himalaia (“O Himalaia Brasileiro”).

Somente há 130 milhões de anos, este supercontinente foi quebrado e nasceu o Oceano Atlântico. O magma (rocha fundida pelo calor da Terra) subiu pelas fraturas geradas por esta quebra do continente e hoje se apresenta como diques de basalto (corpos tabulares de rochas vulcânicas escuras) bem expostos nas ilhas. À medida em que o Brasil e a África se separavam, a região de Cabo Frio tornou-se uma região costeira.

A configuração atual das ilhas está relacionado ao nível atual do mar com à ação das ondas e ventos. Isto pode ser verificado quando observa-se as linhas que delimitam os diferentes tipos de rochas seguem sem interrupções desde o continente até às ilhas

(Fonte: DRM-RJ – Projeto Caminhos Geológicos).

 

A região costeira de Cabo Frio foi avaliada como de “Extrema importância biológica” pelo MMA (2002), grau máximo de conservação da biodiversidade no Brasil, por possuir condições especiais e únicas na costa brasileira, em razão da ocorrência da Ressurgência.

4. RESSURGÊNCIA

O fenômeno da ressurgência na região de Cabo Frio e Arraial do Cabo é único na costa do Brasil. Ele acontece na região por causa da morfologia da costa, e dos ventos predominantes de NE e E. Isso acarreta a subida de águas frias, ricas em nutrientes, e que enriquece a base da cadeia alimentar marinha.

A origem do nome Cabo Frio deve ter nascido do contraste: região fria em zona quente. Notavam os navegantes, ao passarem neste ponto da costa, mudança brusca de temperaturas. A denominação Cabo Frio deve datar da viagem de Gonçalo Coelho em 1504, e surge pela primeira vez no mapa de Kunstmann III em 1506.

(Fonte: Abel Beranger).